Reféns da internet

A internet é um sistema que facilita a nossa vida. Com ela, podemos conversar com várias pessoas de todo o mundo sem perder tempo nos deslocando para o local onde ela está.
Com esse mecanismo, temos o mundo em nossas mãos, podemos nos divertir, obter informações, estudar e trabalhar, dentre outras inúmeras possibilidades. Mas, até que ponto essa invenção “maravilhosa”  é saudável?
Por causa dela, vemos cada vez menos as pessoas que são mais importantes para nós. Passamos a maior parte do tempo estudando e/ou trabalhando, então para que gastar o restinho do dia indo até o local onde a pessoa está, se podemos resolver tudo com uma simples mensagem?
E isso acontece até mesmo com as pessoas que convivemos em nossas casas. Muitas vezes, só falamos com elas para dar “oi”, “tchau”, e de vez enquanto, se o humor permitir: “Bom dia” e “Boa noite”.
Isso, porque sempre estamos muito ocupados, correndo atrás de nossos “futuros profissionais” e quando chegamos em casa, ou queremos dormir ou vamos checar nosso e-mail e nos atualizar sobre o que está rolando nas nossas redes sociais e, assim, acabamos estendendo mais minutos com outras demandas em frente ao computador ou smartphone,  então não sobra tempo mesmo para dar atenção a quem amamos.  
O contato pessoal é único. Nada substitui um aperto de mão, abraço, beijo ou mesmo o observar de uma expressão facial/ gestual. Se pararmos para pensar, as pessoas de quem somos mais próximas, são aquelas que estão presentes fisicamente em nossas vidas. Até porque, estar presente de fato na vida de alguém é uma forma de demonstrar que tal pessoa é importante para você.
É claro que é (praticamente) impossível abolir essa ferramenta das nossas vidas mas, devemos usá-la a nosso favor, com cautela e sabedoria. Caso contrário, agiremos como reféns da internet e, assim, deixaremos de aproveitar o que realmente importa na vida.


Comentários