Enfrente os problemas com um sorriso no rosto



É impressionante como a gente absorve mais rápido as coisas ruins que acontecem no nosso cotidiano. É o vizinho que liga o som alto de madrugada, o ônibus lotado, o engarrafamento, o chefe mal humorado, o trabalho cansativo, as aulas chatas da faculdade, a fila do banco, os quilinhos a mais, o cabelo que acorda com vida própria, a chuva que não pára, o calor insuportável e por aí vai.
São tantos detalhes que nos incomodam, que ao juntarmos tudo, parece que temos um grande problema em nossas vidas. Isso, sem contar as coisas realmente “trágicas” que podem acontecer a qualquer momento, como a descoberta de uma doença grave e a morte de um ente querido.
Se olhássemos a vida só por esse ângulo seria um fardo viver. Enfatizar as coisas ruins é o caminho mais fácil, porque o difícil mesmo é encarar a vida de frente, disposto a superar os problemas com um sorriso no rosto. É claro que temos que nos permitir chorar, sofrer e reclamar mas, que isso não tome a maior parte do nosso tempo e nem que se torne parte da nossa personalidade.
Tem muita gente por aí que não tem nem 30 anos, mas que tem a cabeça de uma pessoa de 100. É mal humorado, rabugento, espanta as pessoas pela sua chatice e alguns ainda têm a “síndrome do coitado” e vivem choramingando pelos cantos “ah, isso só acontece comigo”, “sou muito azarado”, “hoje sou assim por conta daquilo que me aconteceu”.
Assumir a responsabilidade de ser o que somos, de estar onde estamos e de ter a vida que levamos é difícil, porém, necessário. Só assim é que vamos ter força para alcançar nossos sonhos de forma menos estressante e mais feliz. Além disso, é sempre bom procurar observar as coisas boas que nos acontecem. Aposto que rapidamente você vai se lembrar de muitos fatos positivos e talvez perceba que tem mais coisas para agradecer do que para reclamar.

"Vamos deixar para sofrer pelo que é realmente trágico, e não por aquilo que é apenas um incômodo, senão fica impraticável atravessar os dias". (Martha Medeiros)

Comentários