Não queira ser nada além de você mesmo


Defeito. É um adjetivo que nos remete a uma coisa chata, que incomoda e pode até magoar quem tem e quem está ao redor dessa pessoa. Mas, infelizmente, defeito é uma coisa que todos nós temos, então porque será que é tão difícil aceitá-lo? Quem tem, muitas vezes se culpa e tenta mudar, e quem está próximo da pessoa, pode julgá-la e não a aceitar tal como ela é.


Os defeitos existem para nos mostrar que somos humanos, que temos todo o direito de sermos imperfeitos, mas também, que temos que lutar contra eles o tempo todo, para aprendermos a ser pessoas melhores. Porém, nem por isso devemos nos martirizar e nos sacrificar, têm defeitos que fazem parte da nossa personalidade, tem coisas que, por mais que tentamos, não conseguimos mudar muito, então o que nos resta a fazer é nos aceitar como somos, esse é o primeiro passo para uma vida mais leve.

Não há necessidade de cobrar a nós mesmos a perfeição, afinal, o mundo já o faz muito bem. Esses defeitos que a gente não consegue mudar é o que muitas vezes nos diferencia da sociedade, assim como as nossas qualidades. Falar muito, por exemplo, pode ser considerado um defeito para uma pessoa e uma qualidade, ou uma coisa sem muita importância, para outra, em ambas situações, é uma característica que faz parte da personalidade de uma pessoa.


Sempre haverá alguém que não vai te aceitar do jeito que você é, porém, os que te amam de verdade, vão te compreender e mostrarão que são diferentes dos demais. Eles ficarão mais felizes se você puder mudar, é claro, mas também se você não conseguir, não haverá problema, afinal “os defeitos são fortes, quando o amor é fraco”.


Deve haver alguém no mundo que vai te amar como você é e que talvez nem considere que, aquilo que um dia alguém te disse que era um defeito, era realmente algo que você tivesse que mudar. Por isso, não ande por aí querendo agradar a todos, não tente ser perfeito e muito menos, não tente suprir as expectativas dos outros, porque, além de isso ser impossível, essa busca pela perfeição é quase uma droga, quanto mais você tenta ser melhor, mais o outro exige de você e aí vira um ciclo do qual os dois nunca estarão satisfeitos.


Eu me lembro de uma frase da Temple Grandin que resume tudo isso que escrevi: “Se eu pudesse estalar meus dedos e não ser autista eu não o faria, porque assim eu não seria eu. O autismo faz parte de mim”, essa frase nos dá uma grande lição de vida, ela significa que a Temple se aceita tal como ela é, mesmo com as dificuldades que o autismo a impõe.


Ela afirma também, que não queria ser outra pessoa, senão ela mesma. Isso é maravilhoso, não precisamos ser outra pessoa, os nossos defeitos fazem parte da gente, sem eles, simplesmente, não seríamos nós mesmos. Temos que nos amar como somos, isso é fundamental para que as pessoas que nos amem de verdade também nos aceite do jeitinho que somos, com defeito e tudo.



"Como fazer se não te enterneces com meus defeitos, enquanto eu amei os teus." (Clarice Lispector)

Comentários