Amor x Paixão


Muita gente pensa que o amor é um sentimento que faz disparar o coração ao ver a pessoa amada, é ter insônia de tanto pensar naquele homem ou naquela mulher, é não conseguir ficar nem um dia sem se verem ou se falarem, é passar mal de tanta ansiedade para ver o namorado ou namorada. Mas não, isso não é o amor.
Isso é paixão, uma fase do relacionamento que tem prazo de validade. É uma fase gostosa que a gente acha que vai durar a vida inteira. É quando o casal troca juras de amor o tempo todo e dizem que vão se amar para sempre. Mas um dia isso acaba, e é aí que você vai descobrir se realmente ama a pessoa que está ao seu lado.
Se você sentir saudades, mas puder aguentar alguns dias sem se verem; se ficar chateada com ele, de vez em quando, devido a algum defeito ou atitude dele, mas mesmo assim relevar; se se sentir à vontade em contar os seus piores temores e em compartilhar suas alegrias e objetivos, se tornando melhores amigos; se planejarem uma vida a dois e se puder contar com essa pessoa em qualquer situação, parabéns, você está amando.
O amor é um sentimento assim, saudável. Ninguém vive só de paixão. O amor é um sentimento que tranquiliza, dá segurança. A paixão consome. O amor vê a realidade. A paixão cega, não ver defeito. O amor não dá dor de cabeça, não tem complicação. A paixão dá medo de perder, enlouquece.
O problema é que muita gente confunde esses dois sentimentos. Quando acaba a paixão, acha que não gosta mais da pessoa e acabam encerrando um relacionamento que poderia trazer inúmeras alegrias, que poderia durar a vida toda. Essas pessoas vivem "pulando de galho em galho", vivem se apaixonando, conhecem várias pessoas e no final ainda se sentem vazias.
Há ainda aquelas que terminam um relacionamento de anos, porque acham que não amam mais seu namorado (a), noivo (a) ou marido/esposa. Vivem em constante busca por encontrar alguém com quem acham que vão se apaixonar a vida inteira, mas não compreendem que a paixão acaba, que as pessoas tem vários defeitos e aí, terminam sozinhas ou arrependidas por terem descoberto que amavam sua companheira ou seu companheiro.
Porém, eu não as culpo. O ser humano é muito complexo, se relacionar com alguém não é fácil, é um desafio diário. É uma eterna conquista da mesma pessoa todos os dias. Todavia, se houver amor, vale a pena enfrentar qualquer obstáculo, estar com alguém ao lado, saber que pode contar com ele (a) e sentir que alguém te ama é uma das melhores sensações que existe.
O amor resiste a tudo, não há tempo e distância, não há rotina, não há medo, não há defeito, não há incerteza que seja mais forte que a busca por permanecer com a pessoa. Porém, um relacionamento "eterno" é resultado da luta dos dois, não adianta você querer puxar o outro pela mão e insistir se ele (a) não gosta de você o suficiente para vencer as adversidades.
Por isso, tome cuidado, não vai sair entregando seu coração para qualquer um. Eu sei que é difícil, porque é algo quase involuntário, não dá para decidir de quem a gente quer gostar ou não. Entretanto, tente conhecer muito bem a pessoa que está com você, tente sentir realmente qual é o verdadeiro sentimento dele (a) antes de se entregar.
Isso, porque tem muita gente por aí que gosta de machucar os sentimentos dos outros, ou que simplesmente, não sabem amar. E é aí que está a parte ruim da paixão ou do amor. É quando esses sentimentos acabam ou quando nunca foram verdadeiros para um dos dois. É nessa hora que o amor machuca, e na mesma intensidade que você amou, será magoada (o). Porém, não se preocupe não, ninguém morre de amor, e apesar desse sentimento parecer que vai devastar a sua vida, ele vai desaparecendo aos poucos. Quando você menos esperar estará livre e pronta (o) para recomeçar.

"O amor vai até onde tem que ir. Até onde os dois quiserem. Até onde se propuserem a lutar. O amor dura para os fortes, para os que não têm medo de passar por obstáculos, por rotina, por empecilhos, por dificuldades e, também, por infinitas alegrias."  (Clarissa Corrêa)

Comentários

Postar um comentário