Mais gentileza para alegrar o nosso dia

Sinto falta de gentiliza nas pessoas. Um “bom dia”, “muito obrigado”, “me desculpe”, nunca é de mais.  Sinto falta da demonstração de respeito e amor para com o outro.
Há pessoas que chegam a você apenas para dizer seus defeitos ou te deixar para baixo: “você engordou”, “você é muito tímida”, “você é orgulhoso”, “essa cor não ficou legal no seu cabelo”, e por aí vai.

Como se você não tivesse espelho em casa, ou não se conhecesse para identificar seus próprios defeitos. Acredito que a maioria das pessoas dá o seu melhor para tudo, e não é porque elas possuem algum defeito que significa que se contentam com ele. Ao contrário, em geral, elas buscam mudar, porque sabem que isso vai melhorar a vida delas e a das pessoas com quem convivem (ou mesmo procuram aceitar certos  defeitos, afinal, ninguém é perfeito). 

       A vida já é tão complicada e difícil, ninguém precisa de alguém pra ficar lembrando o tempo todo das suas falhas. Às vezes, essas pessoas são seus amigos e querem te dar um conselho, te alertar, mas elas devem ter muito cuidado com isso, porque talvez podem te fazer se sentir mal e triste consigo mesmo.
      Um jeito fácil de lhe dar com isso é dizer as qualidades das pessoas, e confortá-las quando estas desabafarem seus defeitos. Tenho certeza que um “você é muito inteligente,” “sua roupa está bonita,” “seu sorriso é lindo,” “sua comida está uma delícia!” vão alegrar muito mais o dia de alguém.
       Não que as pessoas devem ser falsas mas, precisam procurar falar as qualidades dos outros. O ser humano já é cobrado de mais e convive com muita gente ao seu redor bombardeando seus defeitos, porém, para reconhecer e dizer suas qualidades são poucos que têm essa “coragem”.


"A riqueza que nós temos, ninguém consegue perceber." 
(Legião Urbana)

Comentários

  1. Gostei muito do teu blog Lorena, você escreve muito bem as reflexões do cotidiano! Rs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Hara! Um elogio vindo de você vale muito, gosto muito das coisas que você escreve também! (Aproveito para elogiar também seu blog, ficou ótimo!)

    ResponderExcluir

Postar um comentário